FAQ'S

Perguntas frequentes sobre a APLOP

Ver todas

? Qual o raio de acção da APLOP, no que reporta aos países?

A APLOP tem um raio de acção intercontinental, tendo associados de África, da Ásia, da América do Sul e da Europa.
Os seus membros provêm dos seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Para uma resposta cabal e detalhada, sugerimos-lhe que consulte o "Guia Interpretativo da Marca APLOP" (GIMA).
Através da garantia de um organismo independente e internacionalmente reconhecido, este guia visa constituir uma ferramenta indispensável e proactiva no desempenho e desenvolvimento gradual dos Portos da APLOP, conducente à facilitação e agilização mútua global e interoperante de procedimentos e à obtenção de ganhos reais económicos e de imagem aos seus associados.

São associados fundadores da APLOP as entidades representantes dos portos dos países de língua portuguesa, que subscreveram a escritura de constituição. Podem ainda ser associados:
a) As Administrações ou Empresas Públicas Portuárias, ou quaisquer outras Entidades Gestoras de Portos, como tal legalmente constituídas, com jurisdição sobre um ou vários portos dentro do espaço CPLP;
b) Associações de portos, legalmente constituídas, dentro do espaço CPLP.
As autoridades portuárias de qualquer país de língua portuguesa, quando associadas em instituição legalmente reconhecida, podem fazer-se representar nas Assembleias-Gerais da APLOP por essa instituição ou integrá-la numa delegação nacional.


De acordo com os estatutos, por deliberação da Assembleia-Geral, pode a APLOP atribuir o estatuto de observador a autoridade portuária, associação representativa de portos ou qualquer outra entidade nacional ou internacional que o requeira à Direcção.
Actualmente, a APLOP integra dois Membros Observadores, Macau e Marrocos.

Sim. Na XXIII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada na Ilha do Sal, em Cabo Verde, a 16 de Julho de 2018, foi decidido conceder à APLOP a categoria de Observador Consultivo da CPLP.
Foi mais um passo na afirmação da Associação de Portos de Língua Oficial Portuguesa, instituição que agrega os principais portos do espaço lusófono.
A categoria de Observador Consultivo foi atribuída considerando o disposto no Regulamento dos Observadores Consultivos da CPLP, adoptado pela XIV Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, na cidade da Praia, a 20 de julho de 2009, e alterado pela XXI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Brasília, a 31 de outubro de 2016.

SUBSCREVA A NEWSLETTER DA APLOP

Acompanhe todas as notícias