Notícias

Pirataria marítima em queda

Segundo dados do International Maritime Bureau (IMB), os ataques de piratas no mundo inteiro atingiram este ano os níveis mais baixos desde 2006. Ainda assim, o IMB alerta para a ameaça dos contínuos ataques violentos nas costas Oriental e Ocidental africanas.

Até dia 22 de outubro, foram reportados 206 casos de pirataria em todo o mundo, incluindo 11 sequestros. Segundo o IMB, de entre os mais de 200 incidentes, registam-se 11 casos relacionados com piratas somalis (incluindo dois sequestros) e 30 relacionados com piratas nigerianos (incluindo, também, dois sequestros).

A 17 de outubro, o IMB publicava o “Piracy Report”, onde dava conta de 188 incidentes de pirataria nos primeiros nove meses deste ano. No mesmo período de 2012, registaram-se 233 casos.

O diretor do IMB, Pottengal Mukundan, reconhece a queda dos números, mas alerta para os riscos ainda existentes: “ainda que o número de ataques tenha diminuído, na sua generalidade, a ameaça destes ataques continua, particularmente nas águas ao largo da Somália e do Golfo da Guiné. É essencial que os capitães das embarcações continuem alerta quando navegam por estas águas”.

Quanto à Somália, apenas 11 incidentes dos 70 registados nos primeiros nove meses do ano passado. O IMB atribui estas melhorias à atuação das forças navais encarregadas das operações anti-pirataria, às equipas de segurança a bordo das embarcações, aos navios que cumprem as recomendações de boas práticas de gestão e à estabilização política da Somália.

fonte