Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Pirataria marítima em queda

Segundo dados do International Maritime Bureau (IMB), os ataques de piratas no mundo inteiro atingiram este ano os níveis mais baixos desde 2006. Ainda assim, o IMB alerta para a ameaça dos contínuos ataques violentos nas costas Oriental e Ocidental africanas.

Até dia 22 de outubro, foram reportados 206 casos de pirataria em todo o mundo, incluindo 11 sequestros. Segundo o IMB, de entre os mais de 200 incidentes, registam-se 11 casos relacionados com piratas somalis (incluindo dois sequestros) e 30 relacionados com piratas nigerianos (incluindo, também, dois sequestros).

A 17 de outubro, o IMB publicava o “Piracy Report”, onde dava conta de 188 incidentes de pirataria nos primeiros nove meses deste ano. No mesmo período de 2012, registaram-se 233 casos.

O diretor do IMB, Pottengal Mukundan, reconhece a queda dos números, mas alerta para os riscos ainda existentes: “ainda que o número de ataques tenha diminuído, na sua generalidade, a ameaça destes ataques continua, particularmente nas águas ao largo da Somália e do Golfo da Guiné. É essencial que os capitães das embarcações continuem alerta quando navegam por estas águas”.

Quanto à Somália, apenas 11 incidentes dos 70 registados nos primeiros nove meses do ano passado. O IMB atribui estas melhorias à atuação das forças navais encarregadas das operações anti-pirataria, às equipas de segurança a bordo das embarcações, aos navios que cumprem as recomendações de boas práticas de gestão e à estabilização política da Somália.

fonte