Ambiente

Austrália vai ter plataforma offshore para eólicas e aquicultura

O Governo australiano vai contribuir com 62 milhões de euros para um projecto de investigação em economia do mar que combina, essencialmente, a energia eólica offshore e a aquicultura, referem vários meios de comunicação internacionais. O projecto contempla ainda um investimento de 230 milhões de euros por parte da indústria, referem os mesmos meios.

Conforme refere no seu portal, para efeitos deste projecto, a Universidade da Tasmânia, através do Australian Maritime College, em Launceston, vai coordenar o maior dos centros de investigação do Cooperative Research Centre (CRC), um programa de apoio à pesquisa na Austrália, que combina a indústria, a sociedade em geral e a comunidade científica.

O projecto é a 10 anos e visa a criação de uma plataforma marítima que servirá de base a uma investigação agregadora de soluções de energia eólica offshore e de propostas de aquicultura, capazes de testar eventuais sinergias e benefícios resultantes desta combinação. Paralelamente, neste contexto, serão testados equipamentos de apoio às operações necessárias, como veículos autónomos, ou seja, operados por via remota. Segundo é referido, estarão envolvidos 45 parceiros australianos e não só, entre instituições de investigação, entidades governamentais e empresas, 50 doutorandos e 50 investigadores Pós-doutorados.

A plataforma será a primeira do mundo neste contexto de combinação de energia eólica offshore e aquicultura e constituirá um “laboratório vivo” onde se integrarão verticalmente as duas actividades com outras actividades de engenharia, numa prova de conceito inédita, considerou Irene Penesis, investigadora do programa CRC.

fonte