Thumb
  • Dia
    2024-01-28
  • Categoria
    S. Tomé e Príncipe

Origem:


cabo verde

São Tomé e Príncipe

Título

Marinha portuguesa assinala envio de embarcação para São Tomé e Príncipe e regresso do NRP Zaire

A 26 de janeiro decorreu a cerimónia que assinalou a projecção da Embarcação de Alta Velocidade (EAV) Príncipe para São Tomé, no âmbito da Força Nacional Destacada (FND), e o regresso do NRP Zaire, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite.

A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, e contou com as presenças do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo e do representante da Embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal, Conselheiro Rui Alexandre César, entre outras entidades.

O envio da EAV Príncipe tem como objetivo capacitar a Guarda-costeira de São Tomé e Príncipe para apoiar na fiscalização marítima conjunta e contribuir para o reforço da segurança marítima.

Esta embarcação será operada por uma equipa mista de Fuzileiros da Marinha Portuguesa e por elementos da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

Nesta ocasião foi também assinalado o regresso do NRP Zaire que esteve no Golfo da Guiné por um período superior a cincos anos e que regressa agora após ter concluído a sua participação na missão de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e reforço da segurança marítima naquela região.

No seu discurso, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada destacou a partilha de conhecimento entre as membros da guarnição dos dois países que "contribuíram para o prestígio de Portugal na região e o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe".