Thumb
  • Dia
    2022-12-11
  • Categoria
    VÁRIA

Origem:


cabo verde

Título

Mapa medieval revela ilhas «perdidas». Podem ser de um mitológico reino afundado

Um mapa encontrado na Biblioteca Bodleian mostra duas ilhas “perdidas” na Baía de Cardigan, possivelmente indicando o lendário reino afundado da mitologia galesa, Cantre’r Gwaelod.

Segundo a lenda, Cantre’r Gwaelod era o rico e fértil reino governado por Gwyddno Garanhir, cujo palácio, Caer Wyddno, era supostamente perto de Aberystwyth.

A terra estendia-se pelo que é hoje o mar da Baía de Cardigan e ficava abaixo do nível do mar, protegida por paredes marítimas.

O guardião das defesas marítimas era Seithennyn, um amigo do rei encarregado do importante papel de fechar os portões do mar todas as noites. Certa noite, Seithennyn estava num banquete no palácio do rei e esqueceu-se de fechar os portões.

Era uma noite de tempestade e as marés altas romperam, inundando rapidamente Cantre’r Gwaelod e forçando o seu povo a fugir para as colinas.

Reza a lenda que, num dia calmo, se conseguem ouvir os sinos da igreja afogada de Cantre’r Gwaelod.

Simon Haslett, da Universidade de Swansea, foi em busca das ilhas perdidas em Cardigan Bay. A sua busca levou-o à Biblioteca Bodleian, onde identificou duas ilhas anteriormente desconhecidas no Mapa Gough dos séculos XIII e XIV, um dos mapas mais antigos da Grã-Bretanha.

O mapa mostra uma ilha entre Aberystwyth e Aberdyfi, enquanto a outra está localizada mais a norte, perto de Barmouth, escreve o portal Heritage Daily. Os resultados do estudo foram publicados, em junho, na revista Atlantic Geoscience.

Haslett acredita que o mapa corrobora relatos contemporâneos de uma terra perdida mencionada no “Livro Negro de Carmarthen”, ainda mais apoiada por registos do cartógrafo romano Ptolomeu que sugeriam que o litoral estava muito mais a oeste do que é hoje.

O “Livro Negro de Carmarthen” inclui também contos como o do rei Artur e Merlin. Este precioso manuscrito está sob a guarda da Biblioteca Nacional do País de Gales, em Aberystwyth.

fonte