Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
GEO 
BRASIL

Sistema de tráfego de navios vai incluir 16 portos

O plano de implantar nos portos um sistema inédito no Brasil de controle de tráfego marítimo - semelhante ao controle aéreo nos aeroportos - vem enfrentando dificuldades e atrasos. Os editais de licitação para definir as empresas responsáveis por instalar os sistemas nos portos de Santos, Rio e Vitória levantaram dúvidas e questionamentos. Esse é um negócio que interessa a muitas empresas, entre as quais os grandes fornecedores mundiais.

Os editais estão sendo refeitos e a expectativa do governo é que os sistemas para esses três portos possam ser contratados ainda este ano. No total, o governo tem R$ 146 milhões para instalar o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) em seis portos: Rio e Itaguaí (RJ), Vitória (ES), Salvador e Aratu (BA) e Santos (SP). Rio, Vitória e Santos estão mais avançados e os contratos podem ser fechados ainda este ano, uma vez que a licitação se dará pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), disse Luiz Claudio Montenegro, diretor do departamento de sistemas e informações da Secretaria de Portos (SEP).

A contratação das empresas que vão implantar os sistemas nos outros três portos - Salvador, Aratu e Itaguaí - deve ocorrer em 2014. Montenegro afirmou que há planos de estender o projeto para mais dez portos públicos no país. A ampliação do sistema poderia demandar investimentos de mais R$ 240 milhões, considerando-se o valor médio desembolsado para os seis primeiros portos.

fonte