Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 

Cabo Verde lidera ranking dos destinos turísticos competitivos entre os PALOP

Cabo Verde lidera o Índice de Competitividade de Viagens e Turismo (TTCI) entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), é o terceiro na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o quarto na região subsariana.

 

O Índice mede os factores e as políticas para o desenvolvimento do sector das viagens. Na edição 2013, Cabo Verde ocupa o 87º lugar entre os destinos mais competitivos do mundo para atracção de investimentos nos sectores de turismo e viagens, tendo melhorado duas posições no ranking (aumentou a sua pontuação de 3,8 para 3,9 pontos).

De acordo com o director executivo do Inove Research, José Mendes, Cabo Verde apresentou uma boa performance a nível dos pilares ambiente de negócios e infra-estruturas e no quadro regulamentar, mas os recursos humanos, culturais e naturais continua a limitar o seu posicionamento.

Suíça, Alemanha e Áustria continua a apresentar os melhores desempenhos neste que é o 5º relatório “Travel & Tourismo Competitiveness”. A França recuou quatro lugares, da terceira para a sétima posição, enquanto a Espanha subiu da oitava para a quarta posição. O Reino Unido também registou uma subida de duas posições, passando para a quinta, e o Canadá uma, ocupando agora o oitavo lugar neste ranking.

Entre as economias desenvolvidas, a Nova Zelândia e o Japão registaram melhorias significativas, a primeira passou da 19ª posição para a 12ª e a segunda subiu oito posições, passando para a 14ª. As economias de mercado emergentes registaram níveis de progressos ambíguos, sendo a Índia o único país BRIC a registar uma subida no ranking.

Nesta categoria de boas performances, incluiu-se ainda o Panamá, que passou da 56ª para a 37ª posição, e as Filipinas, que passou da 94ª para a 82ª posição em virtude de melhorias nas políticas de apoio à indústria.

fonte