Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
VALDEMIRO TOLENTINO, DA CABO-VERDIANA ENAPOR, NO VI CONGRESSO DA APLOP:

Mindelo espera atingir os 75 mil cruzeiristas em 2020

“Porto Grande do Mindelo e o Negócio do Turismo de Cruzeiros” foi o tema apresentado por Valdemiro Tolentino, da ENAPOR, no segundo painel do primeiro dia de trabalhos do VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, a decorrer em Lisboa até esta sexta-feira, 7 de Dezembro.
O representante da Empresa Nacional de Portos de Cabo Verde referiu a localização geográfica e a diversidade das ilhas que compõem o arquipélago como factores de atractividade para o mercado do turismo de cruzeiros.

Moderação do painel a cargo de Fernando Santos, da GlobalSea.

São já 23 os operadores que escalam os Portos cabo-verdianos, revelou Valdemiro Tolentino. E isto apesar dos constrangimentos existentes: “Inexistência de um terminal de cruzeiro (terminal misto: carga e cruzeiro); escassez de serviços orientados para os passageiros (ajustar os horários comerciais à visita dos cruzeiros e aumentar as ofertas)”.
O projecto de construção de um terminal de cruzeiros no Mindelo ocupou a segunda e última parte da intervenção do representante da ENAPOR .
O objectivo estratégico de desenvolvimento do Porto Grande passa por “adaptar o Porto e as infra-estruturas (terra e mar) à procura esperada e as características do tráfego actual e futuro, bem como contribuir para o desenvolvimento da área existente”, sublinhou o orador.

O projecto do Terminal de Cruzeiros, que incluirá um centro de congressos, orça em 30 milhões de euros, tendo já sido apresentado ao Programa ORIO, com um financiamento garantido de 35% a fundo perdido.

“Com o terminal dedicado, facilidades apropriadas e a cidade do Mindelo estruturada para acolher turistas, estima-se um crescimento que atinja os 75 mil passageiros até 2020 e 150 mil em 2030” – concluiu Valdemiro Tolentino.

CONSULTE AQUI O POWERPOINT DE SUPORTE A ESTA INTERVENÇÃO


O segundo painel, integralmente dedicado ao turismo de cruzeiros na rota África-Brasil-Europa, foi aberto por Belmar da Costa, Director Executivo da AGEPOR (Portugal).

A fechar o painel, Paulo André Holanda, Presidente da Companhia Docas do Ceará, detalhou aos 200 participantes no congresso a experiência do Porto de Fortaleza neste domínio específico.

 Veja o projecto do novo porto cabo-verdiano na décima edição do programa "Cruzeiros", emitido pela SIC Notícias a 21 de Maio de 2011.