Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Porto do Rio Grande realiza simulações para homologação do canal de acesso

A Superintendência do Porto do Rio Grande, com a Marinha do Brasil, a Praticagem da Barra, a Universidade Federal do Rio Grande e empresas especializadas de engenharia naval e portuária (Oceânica e Internave) encontram-se a executar um conjunto de estudos técnico-científicos para realizar a homologação do novo calado do canal de acesso ao porto. Recentemente, uma comitiva formada por representantes destas instituições esteve na sede da Empresa Oceânica Offshore, em São Paulo, para realizar simulações.

No simulador de navegação Nautilus, foram executadas mais de cinquenta simulações de entradas e saídas de navios na Barra do Rio Grande, sob as mais diversas condições climáticas, desde situações amenas até condições críticas de vento; intensidade e sentido de corrente e altura de ondas. Todas as manobras foram executadas pelos práticos da Praticagem da Barra, com o acompanhamento da SUPRG, Marinha e FURG.

Os resultados dessas simulações serão acrescentados aos estudos já executados, como modelagens matemáticas, análises das condições locais diante da Norma Brasileira e das convenções marítimas internacionais, e possibilitarão a determinação do melhor calado para o Porto do Rio Grande, dentro das condições seguras de navegação.

“A simulação das operações de navegação vêm se tornando ao redor do mundo um importante procedimento técnico para sustentar decisões marítimas e portuárias, sendo uma ferramenta essencial na tomada de decisões nessa área”, destacou o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes.

O Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina da FURG desenvolveu a primeira fase do projeto de avaliação das condições de navegabilidade do canal de acesso ao Porto de Rio Grande após as obras de modernização. Segundo a Profª Elisa Helena Fernandes, que coordena o projeto, a realização deste estudo com base em ferramentas numéricas e de simulação em ambiente virtual é inédita no Brasil e representa uma importante contribuição para estudos relacionados ao desenvolvimento de atividades portuárias no País.

Conforme o capitão tenente da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Leonardo Sodré, a Capitania participou da simulação como observadora, para que após a análise do relatório final possa juntamente com a SUPRG e a Praticagem da Barra de Rio Grande estabelecer as melhores condições para a Segurança do Tráfego Aquaviário no Porto do Rio Grande.

O presidente da Praticagem da Barra do Rio Grande, Reginaldo Pantoja, reforçou que o objetivo da equipe de práticos envolvida na simulação para homologação do canal do Porto do Rio Grande é colaborar com a Autoridade Portuária e Autoridade Marítima nos estudos de execução e análise de manobras. “Atuando como equipe provedora de soluções para as necessidades operacionais do tráfego portuário”, avaliou.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG