Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
EDUCARE 

Fernave conclui cursos de Formação Inicial de Maquinistas para o Caminho-de-Ferro de Luanda

Em Junho terminaram os dois Cursos de Formação Inicial de Maquinistas, para o CFL – Caminhos-de-Ferro de Luanda, ministrados pela Fernave e certificados pelo INCFA – Instituto Nacional do Caminho de Ferro de Angola (INCFA), entidade que regula o sector ferroviário angolano.

Os cursos decorreram durante 8 meses, de outubro de 2011 a junho de 2012 com a duração de 920 horas cada ação de formação, sendo o exame profissional efetuado pelo INCFA.

A Fernave deslocou para Angola a experiente equipa de 5 formadores da área da tracção, que obtiveram certificações locais pelo INCFA como formadores para a rede ferroviária angolana e material circulante (locomotivas) do CFL.

Pela primeira vez foram aplicados os novos normativos regulamentares promulgados pelo Ministério dos Transportes da República de Angola em dezembro de 2010, as quais visam modernizar e uniformizar a regulamentação nos vários operadores e infra-estruturas ferroviárias em Angola.

Dezanove novos maquinistas terminaram o processo formativo com sucesso, permitindo assim ao CFL ampliar o quadro de profissionais da respetiva área. Este projeto formativo de âmbito ferroviário foi o primeiro que em Angola foi desenvolvido de acordo com os novos processos de certificação e de homologação por uma Entidade Independente e Reguladora do Setor Ferroviário Angolano (o INCFA), facto que confere grande reconhecimento, qualidade e capacidade pelo trabalho desenvolvido pela Fernave fora do mercado português.

Face à perspectiva de aumento da operação deste operador ferroviário angolano, através da aquisição de novo material circulante (locomotivas e automotoras), o CFL solicitou à Fernave a preparação, no curto prazo, de uma nova ação de formação no mesmo âmbito.

fonte