Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Porto de Itajaí investe em obra para competir no mercado

O complexo portuário, que inclui os terminais de Itajaí e Navegantes, deverá ganhar uma nova bacia de evolução área de manobras de navios. A intenção é aumentar a capacidade dos portos para que tenham melhores condições de competir no mercado, diante da crise prevista pela unificação da cobrança de ICMS, a partir do ano que vem.

A previsão é que a obra seja concluída em até dois anos.Hoje, o Porto de Itajaí está apto a receber navios de até 294 metros de comprimento, enquanto portos como Itapoá, Paranaguá e Santos têm capacidade para cargueiros de até 340 metros.– Temos estrutura para receber navios maiores. Só dependemos da bacia de evolução – diz o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP).A nova bacia de evolução deverá demandar a ocupação de novas áreas pelo porto.

Segundo Bellini, a princípio o projeto deve incluir somente locais que já pertencem ao complexo portuário. Há possibilidade de reintegração de posse em áreas que hoje estão ocupadas irregularmente.O projeto, incluindo a delimitação de área, dragagem e urbanização, deve ser viabilizado em parceria com a empresa holandesa APM Terminals, arrendatária da maior parte do Porto de Itajaí. Obras de infraestrutura ficam a cargo do porto, enquanto a arrendatária se responsabiliza pela operação.

fonte