Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Exportações do Ceará para África crescem até 708%

Dono de um vasto leque de recursos naturais, o continente africano, aos poucos, vai estreitando relações com o Ceará. Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontou que as exportações do Porto do Mucuripe para a Libéria, país localizado na África Ocidental, cresceram 708,6% em 2011, em comparação com o ano anterior.

Apesar da alta, a participação das exportações cearenses para países da costa oeste africana ainda é pequena, se comparado com o valor total exportado pelo Estado. No ano passado, de acordo com a Secex, o índice de participação foi de 2,5%, o dobro do registrado em 2010.

Em valores absolutos, no ano passado o Ceará arrecadou US$ 6,2 milhões com exportações para a costa oeste africana via Porto do Mucuripe. A Namíbia foi o país que mais recebeu mercadorias cearenses, sendo responsável por 96,3% do montante. Os produtos que mais se destacaram foram pequenas embarcações, como barcos salva-vidas, além de bananas frescas ou secas e aparelhos para cozinhar.

fonte