Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

EU CargoXpress desenvolve porta-contentores que reduz consumo e emissões

Sob o lema "Trabalhando para uma sociedade com escassez de combustíveis" e com o intuito de reduzir emissões de gases poluentes a Comissão Europeia apoiou a construção de um navio porta-contentores sustentável e competitivo. O projecto, denominado "EU CargoXpress" foi apresentado na Conferência Internacional SSS 2012 e desde logo cativou as atenções pelo seu design inovador.
Apos 40 meses de estudos de investigação e de desenvolvimento do projecto junto de um Consórcio Internacional, o navio que reduz em 60% o consumo de combustível já foi apresentado e deverá lançar-se aos mares europeus nos próximos anos.

Com este navio, projetado para o transporte marítimo de curta distância, podem ser retirados 100 camiões da estrada por cada viagem sendo que o projeto foi pensado numa perspetiva de "produção em série", substituindo os habituais e tradicionais navios usados para este tipo de transporte.

No que diz respeito ao consumo de combustível, a redução é acentuada: Das cerca de 1855 toneladas de combustível que os atuais navios consomem por ano passamos a 735 toneladas anuais. Isto traz, obviamente, reduções igualmente significativas nas emissões de CO2, até porque este novo navio foi também projetado para poder usar a tecnologia LNG de propulsão elétrica + vela. E por ser elétrico trará menos poluição e ruído para os portos.

Outro tema em voga nos últimos tempos prende-se com a cada vez maior escassez de tripulação. Ora, este projeto não esqueceu essa problemática e, pela introdução de um sistema mais automatizado, permite a redução de 9-12 tripulantes para 6 tripulantes por navio. Já a carga, que nos navios atuais fica desprotegida em 35% quando lotados, estará 100% protegida nestes novos navios que contam com compartimento de carga fechado.

A ideia é que em poucos anos estes navios, que no design se assemelham a uma baleia, tomem conta dos mares e rios europeus. Para mais informações sobre este projeto, pode aceder à página oficial em http://www.cargoxpress.eu

fonte