Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
CEARÁ, BRASIL

CDC apresenta projecto do Novo Terminal de Passageiros a investidor norte-americano

O Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, e o Diretor Comercial da empresa, José Arnaldo Bezerra de Menezes, apresentaram na manhã do dia 29 de março o projeto do Novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza ao consultor de cruzeiros marítimos José Di Bella e ao investidor norte-americano Lars Ljoen, Vice-Presidente da Ceres Terminals Incorporated.

Ao longo da reunião, o grupo discutiu a viabilização de linhas de cruzeiros marítimos e de cargas vindas dos Estados Unidos e do Caribe para o Porto de Fortaleza. Após reunião, o grupo seguiu em visita técnica na área alfandegada do Porto de Fortaleza. Os visitantes conheceram ainda a Praia Mansa, local onde será construído o Terminal de Passageiros, que em períodos de baixa estação funcionará como Múltiplo Uso, operando carga em contêiner.

As obras de construção do Novo Terminal tiveram início no dia 2 de março deste ano, após a Assinatura da Ordem de Serviço com a presença do Ministro dos Portos, Leônidas Cristino. O prazo de execução da obra é de 21 meses. Serão investidos R$ 149 milhões, incluindo custos das obras civis, do fornecimento de equipamentos tais como sistema de ar condicionado, escadas rolantes, elevadores e defensas para navios, bem como do apoio à fiscalização das obras civis.

Descrição detalhada:
- Nova Estação de Passageiros com infraestrutura semelhante aos terminais de aeroportos, com restaurante, Correios, Polícia Federal, ANVISA, Receita Federal, lojas de conveniências e souvenires etc.
- Novo cais de atracação com 350 metros de extensão e 13 metros de profundidade, preferencial para navios de passageiros, uma vez que nos períodos de baixa estação o cais receberá outros tipos de navios.
- Retroárea com 40 mil m², que atuará como pátio para armazenagem de contêineres, configurando o equipamento como um Terminal de Múltiplo Uso.

A Companhia Docas do Ceará (CDC) é associada da APLOP.