Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Boa Vista e Maio: Há 100 toneladas de camarão para pescar por ano

Pode-se pescar cerca de 100 toneladas de camarão-soldado por ano nas ilhas da Boa Vista e do Maio, anunciou Oksana Tariche, coordenadora do PROACTIVA II, projecto que avalia o potencial de camarão nos mares de Cabo Verde.

“A partir de amanhã vamos trabalhar esses dados num atelier em Las Palmas, mas podemos adiantar já que o potencial encontrado no Maio e na Boa Vista é de longe superior ao estimado nas outras ilhas”, nomeadamente São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau e Santiago, informa Tariche (na foto).

Para a coordenadora do PROACTIVA II, este estudo é também “um passo importante no sentido de obter dados de outros tipos de recursos de profundidade que podem ser explorados nos mares de Cabo Verde”.

Esta foi a terceira campanha de avaliação do camarão soldado em Cabo Verde, e disponibilizou dados bastante animadores. Tanto assim é que já há interessados em explorar o recurso, acrescenta Tariche.

“Já temos pedidos de privados e da Direcção Geral das Pescas para começar a exploração, e o nosso parecer foi positivo. Podem fazer exploração nas plataformas que já estão avaliadas. E a partir de Julho, altura em que vamos avaliar o potencial da ilha do Sal, pode-se explorar todo o arquipélago”, acredita.

Além do camarão soldado, foram encontradas outras espécies em grande abundância: cachucho, peixe bola liso e besugo de fundo.

O projecto da prospecção do camarão soldado é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), Instituto Canário de Ciências Marinas (ICCM), em parceria com as Universidades de Cabo Verde e das Canárias.

fonte