Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
SEGUNDO NOTICIA ŤA SEMANAť, FUNDADOR DA APLOP NO GOVERNO DE CABO VERDE

Framklin Spencer apontado como novo ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima

O miolo da notícia do jornal caboverdiano "A Semana" não é tão peremptório como o título. Segundo "A Semana", o governo do arquipélago vai indicar o engenheiro Framklin Spencer como o novo ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, em substituição de José Maria Veiga, que já está fora do governo para concorrer à Câmara Municipal de Santa Catarina.
Framklim Spencer, actual Presidente do Conselho de Administração da Enapor, foi um dos dinamizadores da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), tendo acompanhado com empenho todos os passos que nos últimos anos conduziram à constituição da associação que integra os portos do espaço lusófono.
Spencer foi o responsável pela organização (e anfitirão) do IV Encontro de Portos da CPLP, que decorreu no Mindelo em Novembro de 2011.

Continuemos a ler a notícia do jornal de Cabo Verde:

A proposta de José Maria Neves para a entrada de Spencer no elenco governamental vai depender do Presidente da República que, segundo a Constituição da República, é quem deve nomear os membros do governo, por solicitação do Chefe do Executivo. Até agora não houve problemas de maior com as substituições a nível governamental – as propostas do Primeiro-Ministro são praticamente sancionadas pelo Chefe de Estado. Mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, agora é esperar para ver se Franklim Spencer será o mais novo ministro do elenco de José Maria Neves.

José Maria Veiga já está fora do governo, o seu último Conselho de Ministros foi na passada quinta-feira, 8 de Março. Para o seu lugar, enquanto ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, o chefe do Governo, José Maria Neves, deve indicar o engenheiro Franklin Spencer, actual Presidente do Conselho de Administração da Enapor, como, aliás, previsto por A Semana na sua edição online.

Segundo fontes do Palácio da Várzea, a ajudar a decisão do Primeiro Ministro esteve uma razão fundamental: o papel preponderante da Economia Marítima nos próximos tempos da governação PAICV – quando há um pacote de mais de 200 mil contos por implementar. E de entre os nomes aventados, Franklim ganha com larga vantagem não só por ser um quadro do sector, mas também pela larga experiência que acumulou ao longo destes anos em várias frentes do sector marítimo e portuário. Os dez anos como presidente do Conselho de Administração da Enapor catapultaram-no para a linha de frente das mudanças havidas nessa área. Inclusive conhece muito bem os dossiers ligados ao ambicioso projecto Cluster do Mar. Foi também ele quem dirigiu as negociações de pacotes financeiros que envolvem milhares de contos e levaram à ampliação de portos e outros projectos no sector, tidos como estruturantes para Cabo Verde.

Neste momento o ainda PCA da Enapor integra a comitiva da ministra das Finanças, Cristina Duarte, que faz um périplo pela Ásia, percorrendo países como Singapura, Japão e China. Pequim, recorde-se, tem interesse na privatização da Cabnave; e Franklin Spencer tem sido um dos seus principais interlocutores. Estes atributos terão convencido José Maria Neves a chamá-lo para o lugar deixado vago por José Maria Veiga, que já está no terreno a preparar a sua plataforma eleitoral para as eleições autárquicas em Santa Catarina. Veiga afirmou que o seu último Conselho de Ministros foi o de 8 de Março, agora está em governo de gestão, a preparar as pastas e os dossiers que vai entregar ao novo titular, Franklin Spencer, cuja posse deve acontecer lá para o final deste mês ou inícios de Abril, pois só vai regressar da Ásia no dia 22 (na foto, Spencer intervindo no IV Encontro dos Portos da CPLP, sob o olhar atento do Presidente da APLOP, José Luís Cacho).

Entretanto, a entrada de Franklin Spencer para o governo vai depender do “voto de confiança” do Presidente da República, que é quem nomeia os membros do governo – o Primeiro-Ministro propõe e ele aprova ou não. A crer no mais recente histórico entre o Palácio da Várzea e o Palácio do Plateau, nada está garantido. Entretanto um observador político está crente que Jorge Carlos Fonseca irá aceitar a proposta do executivo, nomeando Franklin Spencer como o novo ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima.

VEJA DOIS VÍDEOS COM INTERVENÇÕES DE FRAMKLIM SPENCER EM ENCONTROS DA APLOP