Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
PORTOS DA LUSOFONIA EM DESTAQUE

Porto de S. Francisco do Sul | Brasil

Em termos de estrutura natural, o Porto de São Francisco do Sul tem óptimos perfis. O canal de acesso tem 9,3 milhas de extensão, 150 metros de largura e 13 metros de calado. Com amplitude de maré de 2 metros, a bacia de evolução é muito ampla. São 5 as áreas de fundeadouros oficiais.

Em termos de infra-estrutura instalada, o Porto de São Francisco do Sul tem cais acostável com 780 metros de comprimento e 43 pés de profundidade máxima.

Ainda fazendo parte do complexo portuário, o Terminal Babitonga, da iniciativa privada, possui um cais acostável de 225 metros de comprimento com um calado máximo de 11 metros. Um sistema de sinalização eletrônica cobre os 9,3 milhas do canal de acesso e a bacia de evolução, sendo o segundo porto brasileiro com este padrão internacional. Já o sistema de bóias e torre funciona com energia solar e tem autonomia de até 30 dias. A torre suporta ventos de até 200 km/h, garantindo precisão e segurança à navegação do Porto.

O acesso rodoviário a Joinville, maior cidade do Estado, e dali a todo o país e o MERCOSUL, faz-se através da BR 280, num percurso de 40 quilômetros totalmente pavimentado.

Composições ferroviárias entram e saem do porto através da estrada de ferro 485, que liga São Francisco do Sul à cidade de Mafra, distante 167 quilômetros.

Em Mafra se acessa a malha ferroviária que se conecta com São Paulo, a maior cidade do país, e com Porto Alegre, a maior cidade da região Sul. Também se pode acessar a rede ferroviária que corta o Paraná no sentido oeste, um dos mais importantes corredores de grãos do país.

O porto tem nas suas proximidades três aeroportos: o de Joinville, distante 60 quilômetros, e o de Navegantes, que fica a 100 quilômetros, são servidos por linhas aéreas domésticas que os interligam com os principais centros nacionais e internacionais.

A terceira opção é o Aeródromo de São Francisco do Sul, a apenas oito quilômetros do porto, que possibilita o uso de pequenas aeronaves particulares em sua pista de mil metros.

MAIS DETALHES