Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Museus 
BRASIL

Museu dedicado à obra do Rei do Baião vai ser erguido no Porto do Recife

O Porto do Recife divulgou na última segunda-feira (20), a versão on line do edital de licitação para as obras do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, um museu dedicado à obra do Rei do Baião que será erguido na área do antigo armazém 10 do Porto.

A intenção da administração portuária ao disponibilizar o documento na página do Porto do Recife é atrair empresas de fora do Estado que tenham interesse em construir o equipamento. O edital foi publicado nos diários oficiais do Estado e da União no último dia 7.

O museu está inserido no Projecto Porto Novo, que pretende reocupar e urbanizar a área não operacional do terminal e transformá-lo num complexo turístico. O museu deve ser inaugurado no dia 13 de Dezembro de 2012, data que marca o centenário de Luiz Gonzaga.

O museu será erguido em dois prédios. O primeiro ocupará a área do antigo armazém 10, que foi demolido. Uma réplica será construída para abrigar a exposição permanente da obra do Rei do Baião. Já o segundo, que estará integrado nos pátios dos armazéns 10 e 9 e será dedicado a exposição temporárias. As propostas enviadas pelas empresas interessadas no projeto serão abertas no dia 17 de outubro.

A expectativa é que toda aparte física do museu seja entregue até outubro do próximo ano. Depois disso, seria feita a montagem dos equipamentos multimídia por profissionais da tecnologia da informação do Porto Digital. Todo projeto está orçado em cerca de R$ 40 milhões e conta com recursos do Ministério da Cultura, do Governo do Estado e Porto do Recife.

O projeto arquitetônico do Cais do Sertão foi elaborado pelo escritório Brasil Arquitetura, de São Paulo. Na parte física, elementos construtivos locais foram valorizados, inspirados nas formas da vegetação da caatinga, que irão revestir todo galpão anexo ao museu. Haverá, ainda, um terraço panorâmico, com um jardim que remete ao habitat sertanejo. “A proposta é trazer o Sertão para o litoral tendo Luiz Gonzaga como figura principal”, evidenciou a diretora de projetos e obras do Porto do Recife Marta Kümmer.

O museu dedicado a Luiz Gonzaga deverá ser o segundo equipamento do Projeto Porto Novo a ser entregue à população. Pelo cronograma, o primeiro será o Centro de Artesanato, ao lado do Marco Zero, que deverá ser inaugurado dia 15 de dezembro deste ano.

Depois do museu, deverá ser entregue o terminal Marítimo de Passageiros, em fevereiro de 2013. Porto do Recife pretende lançar, provavelmente, em outubro, os editais para as obras nos armazéns 9, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. “Nossa meta é concluir o Projeto Porto Novo entre o fim de 2013 e o início de 2014”, afirmou Kümmer.

fonte


Visite o Canal da APLOP no YOUTUBE

Estamos no Facebook, no Twitter e no Slideshare.


Conheça o portal da Associação dos Portos de Portugal (APP)