Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
HOJE E AMANH├

Estivadores de todo o mundo re˙nem no Rio de Janeiro

Começa hoje, prolongando-se para amanhã, no Rio de Janeiro a V Assembleia Geral da IDC (International Dockers Council), o órgão máximo do poder da organização internacional que reúne actualmente mais de 50.000 estivadores em todo o mundo.

Nesta reunião, organizada pela Federação Nacional dos Estivadores do Brasil, aguarda-se a presença de representantes dos trabalhadores de portos de Portugal, França, Espanha, Suécia, Dinamarca, Chipre, Grécia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Honduras, Salvador, Nicarágua, Colômbia, Estados Unidos e Canadá.

A evolução do sector nos últimos dois anos, desde a IV Assembléia Geral, realizada na cidade de Charleston EUA, será um dos temas de um fórum em que será prestada especial atenção para a tendência de privatizar os operadores portuários e a partilha dos avanços tecnológicos e prevenção de riscos profissionais, que "afetam todos os portos do mundo", segundo fontes sindicais.

Esta Assembleia também ratificou a admissão aos portos IDC de países que a tenham solicitado como a Costa do Marfim, Togo, Benin, Gâmbia, Guiné Bissau, Gana e Mauritânia e América do Sul, Colômbia e Equador. No decorrer deste conclave deverá ser escolhido o novo coordenador geral da organização para os próximos dois anos.

fonte