Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Vale planeia investir US$ 7,7 bilhões em África

Como parte da estratégia de se consolidar sua posição global no sector de mineração, a Vale planeia investir US$ 7,7 bilhões em África nos próximos anos – valor correspondente ao orçamento dos projectos já aprovados para o continente. A empresa já está presente em nove países da região: Guiné, Libéria, Gabão, Congo, Angola, Zâmbia, Malawi, Moçambique e África do Sul.

O emprego de mão-de-obra local e o estímulo ao desenvolvimento de fornecedores africanos potencializam os benefícios da presença da empresa na região.

Em Moçambique, por exemplo, onde a Vale produz carvão desde agosto de 2011 na mina Moatize, 90% dos trabalhadores, entre empregados e terceiros, são moçambicanos. A operação tem movimentado a economia local e movimenta setores como comércio e construção civil.

Considerada uma das últimas fronteiras globais em pesquisa mineral, a África atrai investimentos internacionais de grande porte. Em dezembro de 2011, a Vale assinou com o governo do Maláui um contrato para construir um corredor ferroviário pelo qual passará o carvão produzido em Moçambique.

MAIS DETALHES