Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

China lança peixes que se alimentam de algas para limpar lago

Autoridades na Província de Jiangsu, leste da China, informaram que lançarão peixes que se alimentam de algas no Lago Taihu, o terceiro maior lago de água doce do país, com o objectivo de combater a poluição.

Um total de 475 toneladas métricas de peixes, principalmente a carpa prata, será libertado no lago de 2.400 quilómetros quadrados nos próximos dias, disse Shen Zhenhua, funcionário do escritório de administração de pesca do lago.

Os peixes serão lançados no lago para combater a proliferação de algas que tem afetado o lago nos últimos anos. A introdução dos peixes deverá beneficiar também a indústria de pesca local.

O Lago Taihu, a principal fonte de água potável que atravessa as Províncias de Zhejiang e Jiangsu, foi poluído gravemente por esgoto e resíduos industriais e agrícolas, que facilitaram a proliferação de algas verdes.

O governo local começou a utilizar a carpa prata para limpar o lago em 2009 quando as algas verdes fecharam o lago, afetando o abastecimento de água potável de milhões de residentes locais.

Agência Xinhua