Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
EDUCARE 
COMEÇA HOJE | PORTUGAL

Universidade Católica do Porto ensina a melhorar as relações comerciais com a China

Os processos de internacionalização e a negociação a nível internacional implicam, sem excepção, o conhecimento aprofundado dos mercados de destino, para aprender e apreender todo o tipo de hábitos e condutas intrínsecos às culturas desses países. Estas necessidades tornam-se ainda mais prementes quando se trata da China, uma vez que qualquer transacção de natureza económica ou comercial representa, a nível sócio-antropológico, uma actividade de natureza transcultural. A pensar em todos estes factores, e a par da forte presença chinesa actualmente em Portugal, a Escola de Direito da Católica Porto criou um Curso de História da China e Pensamento Económico Chinês, que arranca hoje, 24 de Janeiro.

Aceder a conhecimentos básicos da cultura chinesa e conhecer a história e geografia do país, bem como especificidades sobre a sua actividade económica, constituem alguns dos conteúdos do curso. Entre outras competências, os alunos serão capazes de utilizar expressões apropriadas em ocasiões sociais formais e aprendem a utilizar pontos essenciais da história e da cultura da China em situações específicas de viagem, eventos culturais, reuniões, briefings, etc. O curso decorre até 13 de Julho, contando com 75 horas de duração, ou seja, uma aula de três horas semanais em horário pós-laboral. As inscrições encerram a 20 de Janeiro.

A formação dirige-se sobretudo a pessoas que pretendem adquirir o conhecimento necessário sobre a China, para poderem relacionar-se sem grandes dificuldades com a parte chinesa e assim reforçar o eventual sucesso académico, comercial, empresarial ou negocial. João Canuto é o docente responsável pela leccionação da formação. Licenciado em Língua, Cultura e História da China pela Universidade de Línguas e Cultura Chinesa de Pequim, especializou-se em Estudos Asiáticos pelo Centro de Estudos Pós-Graduados do Sudoeste Asiático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.