Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
BRASIL

Presidentes dos Portos Brasileiros e da APLOP reśnem na ABEPH

No dia 09 de dezembro na sede da ABEPH – Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias, o Diretor Presidente da CODEBA, Dr. José Muniz Rebouças abriu a reunião saudando o Eng. José Luis Cacho, Presidente da APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa.

Em seguida passou a palavra ao Eng. Adalmir José de Souza, Representante do Brasil na Comissão de Portos da CPLP, que agradeceu ao Presidente do Conselho Deliberativo e a todos os presentes pela recepção e disse que a APLOP era um sonho que nasceu em 2002, teve um Protocolo de Intenções assinado em 2005 e finalmente criada em maio de 2011, na cidade de Lisboa – Portugal.

Logo em seguida falou o Eng. José Luis Cacho que historiou cronologicamente as reuniões dos portos pertencentes à CPLP – Comunidade dos Paises de Língua portuguesa, começando com o I Encontro de Portos em Leixões – Portugal (2008), o II Encontro de Portos em Fortaleza no Brasil (2009), o III Encontro de Portos em Luanda – Angola (2010), duas Reuniões Intermediárias respectivamente em São Vicente – Cabo Verde (2010), e Maputo – Moçambique (2011), e finalmente dias 17 e 18 de novembro de 2011, quando foi realizado o IV Encontro de Portos em Mindelo – Cabo Verde.

José Luís Cacho relatou também, que no dia 6 de dezembro, juntamente com o Eng. Jorge Mello, Diretor Presidente da CDRJ, tiveram uma audiência com o Ministro de Portos Eng. Leônidas Cristino ocasião em que foi relatada a importância dessas reuniões e a criação da APLOP tendo sido eleita a CDRJ – Companhia Docas do Rio de Janeiro representante do Brasil e membro fundadora da referida Associação, e aproveitaram para convidar o Ministro para fazer a abertura do Encontro Intercalar de Portos da CPLP, que será realizado na cidade do Rio de janeiro nos dias 5 e 6 de março de 2012.

Finalmente o Eng. Cacho distribuiu a todos os presentes uma cópia do Termo de Adesão que foi assinado pelo Eng. Antonio Ayres dos Santos Júnior, Superintendente do Porto de Itajaí no dia 8 de dezembro naquela cidade e convidou os demais portos a aderirem à APLOP, bem como sugeriu que a ABEPH, oficialmente se filie quando da realização da Reunião Intercalar dos portos da CPLP, no Rio de Janeiro.

Participaram da reunião Presidentes e Representantes da CODESP (porto de Santos), CODESA (porto de Vitória), CODEBA (portos de Salvador, Aratu e Ilhéus), CODERN (portos de Natal, Areia Branca e Maceió), CDC ( porto de Fortaleza),CDP (portos de Belém, Vila do Conde, Miramar, Santarém, Outeiro, Óbidos, Itaituba e Altamira), APPA ( porto de Paranaguá e Antonina), Administração do Porto de São Francisco do Sul, Superintendência do Porto de Rio Grande, e Companhia Docas do Porto de São Sebastião.

CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo
CDC – Companhia Docas do Ceará
CODESA – Companhia Docas do Estado do Espírito Santo
CDP – Companhia Docas do Pará
CODEBA – Companhia Docas da Bahia
APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
CODERN – Companhia Docas do Rio Grande do Norte
APSFS – Administração do Porto de São Francisco do Sul