Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
História 
PORTOS DA LUSOFONIA

O Porto do Rio de Janeiro no Princípio do Século XX

O Porto do Rio de Janeiro estabeleceu-se em enseada da costa ocidental da baía de Guanabara e está situado na latitude 22 54´23“ Sul e na longitude 43 10’ 22” Oeste de Greenwich (coordenadas do antigo observatório Astronômico).

Em princípios do século 20 corrente os serviços de expedição de mercadorias para o exterior, e para os Estados por via marítima e do recebimento das provindas de fora, por mar, eram efetuadas geralmente por meio de saveiros que atracavam em pontes quase todas de madeiras, “piers” ou cais de pequeno calado d’água; apenas algumas dessas construções acostavam vapores de pequena cabotagem.

Todas as mercadorias importadas do exterior e a bagagem dos passageiros, sujeita ao fisco aduaneiro e passivas de imposto, vinham, transportadas em saveiros, descarregar na doca da Alfândega para os armazéns que a guarneciam pelo lado de terra; exceto os gêneros despachados sobre água, que seguiam para os trapiches ou outros destinos, o carvão de pedra era descarregado na estação marítima da Estrada de Ferro Central do Brasil, ou para depósitos de importadores, como o da ilha dos Ferreiros, pertencentes à “Brasilian Coal” e dotado de ponte de descarga alcançando fundos de 6m em águas médias.

Os serviços de inflamáveis e de corrosivos faziam-se em trapiches sitos na ilha dos Melões, ao Sul da enseada de S. Cristóvão; e mais além da margem da enseada, bordadas pelas praias das Palmeiras e de S. Cristóvão, estavam instaladas a “Cia. Luz Stearica” e estâncias de madeira.

Entre esses estabelecimentos comerciais e também industriais, com servidão sobre as águas da baía, que em número considerável achavam-se disseminados pelo litoral, compreendido entre o trapiche Mauá, separado do Arsenal de Marinha por estreita rua, e a ilha dos Melões e medindo cerca de 4.800m segundo os contornos revestidos de pedra, havia apenas alguns estabelecimentos dotados de obras marítimas construídas com maior solidez e eficiência, admitindo a acostagem de embarcações de calado superior a 5 metros.