Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Ceará Trade Brasil participou na Feira Internacional de Cabo Verde

A Ceará Trade Brasil, através do seu director Roberto Marinho, participou na Feira Internacional de Cabo Verde neste mês de Novembro. Também 2.° vice-presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) e presidente da Câmara Brasil Angola no Ceará, Roberto Marinho proferiu a palestra “Brasil no Contexto da Cooperação Cabo Verde/Cedeao” durante as jornadas técnicas do evento. Segundo o empresário, o tema gerou bastante interesse, tendo em vista que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) engloba 15 países, com um total de 250 milhões de habitantes.

“Ficou claro que um estreito relacionamento baseado na cooperação já está em curso e que a presença do ex-presidente Lula na cimeira da Cedeao, realizada em 2010, foi determinante para a realização dessas iniciativas. Agora, governos, instituições e empresários devem fazer sua parte”, afirmou o empresário. De acordo com ele, um dos benefícios dessas resoluções será a não cobrança de taxas alfandegárias nos países integrantes do grupo aos produtos de Cabo Verde com índice de industrialização a partir de 35%.

Contratada pelo Sebrae/CE, a Ceará Trade Brasil atendeu aos empresários brasileiros e caboverdianos objetivando a geração de negócios. Em 2012,serão instaladas duas indústrias cearenses em Cabo Verde. Outra conquista importante foi a partida para o Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros da Ceará Trade Brasil no país africano, que se localizará na praia de Palmarejo. De início, serão comercializados cosméticos, confecções, bebidas e sandálias.

Na passagem por África, Roberto Marinho também apresentou a palestra “Empreendedorismo – O Motor da Economia”, respondendo a convite do Itamaraty e da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, e com o apoio do Sebrae nacional e Sebrae/CE. Esse momento integrou a GEW – Semana Global do Empreendedorismo na Universidade Jean Piaget, em Cabo Verde.