Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
COMEÇA HOJE, DIA 17, NA CIDADE DO MINDELO

IV Encontro de Portos da CPLP

A cidade cabo-verdiana do Mindelo acolhe hoje e amanhã o IV Encontro de Portos da CPLP, portos agora congregados na Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).

Sob a epígrafe “Estreitando relações comerciais e de cooperação no espaço da Lusofonia”, o encontro inicia-se às 09:30 de dia 17, estando previstas, na sessão solene de abertura, intervenções do Presidente da ENAPOR (entidade anfitriã), Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente e do Ministro das Infra-Estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde.

Uma hora mais tarde proceder-se-á à apresentação final do “Estudo de Mercado dos países e portos da CPLP”.

A primeira sessão plenária, que tem como tema “O PAPEL DOS PORTOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DO ESPAÇO CPLP”, é composta por cinco intervenções, a saber:

TEMA 1 “GEOPOLÍTICA DO MAR”, Prof. Doutor Carlos Manuel Mendes Dias (TCOR, Presidente do Centro Português de Geopolítica);

TEMA 2 “CONTRIBUTOS PARA UMA GESTÃO INTEGRADA NOS PORTOS ”, Eng.ª Natércia Cabral (Presidente do Porto de Lisboa);

TEMA 3 “PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DO TRANSPORTE MARÍTIMO EM MOÇAMBIQUE”, Eng. Rosário Mualeia (Presidente dos Caminhos de Ferro de Moçambique);

TEMA 4 “Apresentação do Representante de Angola”;

TEMA 5 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA”, Eng. Adalmir José de Souza e Representante do Grupo LIBRA do Brasil.

A segunda sessão plenária decorre na tarde do dia 17. Tendo como tema central “A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO E FORMAÇÃO NO ESPAÇO CPLP”, conta com três intervenções:

TEMA 1 “ Apresentação do Representante de Cabo Verde”;

TEMA 2 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”, Eng. Matos Fernandes (Presidente do Porto de Leixões);

TEMA 3 “FORMAÇÃO AO SERVIÇO DOS PORTOS DA CPLP: NOVAS METODOLOGIAS ”, Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro (Director do ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, especialista em Educação à Distância).

Os participantes no IV Encontro visitarão, ao final da tarde, as instalações do Porto Grande.

O segundo dia de trabalhos será integralmente preenchido com uma reunião da APLOP.
O ponto de situação das actividades desenvolvidas, nomeadamente uma análise ao primeiro mês de funcionamento do portal http://aplop.org, a adesão de novos associados, a eleição dos corpos sociais e o plano de actividades para 2012 fazem parte da agenda da reunião.
Os participantes terão ainda a possibilidade de, na tarde de dia 18, visitarem a FIC 2011 (15.ª Feira Internacional de Cabo Verde).