Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
BRAVA, CABO VERDE

Porto da Furna vai ser ampliado e modernizado

Para dar resposta aos novos desafios que se apresentam à ilha, o Porto da Furna vai sofrer obras de ampliação e modernização. A obra já foi adjudicada ao consórcio Armando Cunha e CPTP. Aos 45 metros de cais existentes actualmente vão ser acrescentados mais 15 metros, além da construção de um novo cais, conforme explica o Delegado da ENAPOR na Brava Armando Lopes. “O projecto prevê a construção de um novo cais de 75 metros. Vamos passar a ter um cais em L e vamos poder receber dois navios ao mesmo tempo. Com a chegada do Fast Ferry, devido às escalas regulares do Kriola, será obrigatório termos condições de receber os demais navios que operam nesta linha”, lembra.

Também para servir às operações de descarga do Kriola, será instalada no Porto de Furna, uma Rampa Roll on roll off, amovível e ajustável consoante a maré, para complementar os 11 metros de rampa já existentes.
De acordo com o delegado, o pacote de investimentos contempla ainda um edifício, para albergar os serviços marítimos e administrativos da ENAPOR, serviços da Polícia e das Alfândegas, espaço para os operadores económicos e no piso 0 uma gare de passageiros.

Redes eléctricas, pavimentos anexos, terraplenos para implantação dos parques e edifícios, parque de estacionamento para viaturas e parque para contentores fazem também parte do projecto.
O cais receberá ainda obras de protecção, com trabalhos na falésia sobranceira ao cais, para evitar a queda de pedras e talvez numa segunda fase um quebra-mar.

FONTE

VEJA TAMBÉM: Pescadores do Porto de Furna na ilha Brava, recebem equipamentos e matérias de pesca (VÍDEO)