Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cruzeiros 

Movimento nos portos de Cabo Verde cresce para quase 100.000 passageiros em Março

Os portos de Cabo Verde movimentaram 97.362 passageiros no transporte marítimo interilhas em março, 47,2% acima do registado no mesmo mês de 2021, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

De acordo com o mais recente relatório mensal de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, o registo de março representa também um aumento de 13,2% face a fevereiro e mantém a recuperação das fortes quebras desde 2020, quando as viagens interilhas de passageiros foram condicionadas pelas medidas para conter a pandemia de covid-19.

Em março, o movimento no Porto Grande representou 36% do total e no Porto Novo 29,3%, respetivamente nas ilhas vizinhas de São Vicente e Santo Antão. O Porto da Praia, capital do país, registou uma quota de 13,2% do total, com um movimento de 12.873 passageiros, indica o relatório da Enapor, a que a Lusa teve hoje acesso.

A CV Interilhas, liderada (51%) pela portuguesa Transinsular, do grupo ETE, detém a concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga, por 20 anos, e concentra estas operações -- que desde março envolvem também um operador marítimo privado com ligações regulares entre Santo Antão e São Vicente -- tendo admitido anteriormente que a pandemia representou uma quebra de 30% na atividade em 2020.

Globalmente, os portos de Cabo Verde movimentaram no mês passado 576 escalas de navios, volume praticamente inalterado face a março de 2021, mas mais 15,2% face ao mês anterior, de fevereiro, enquanto o movimento de mercadorias, em termos homólogos, também cresceu, 29,3%, para 228.897 toneladas.

fonte