Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 

Portugal estabelece novo record de exportações para Cabo Verde em 2020

Em 2020 Portugal bateu um novo record nas exportações para Cabo Verde, no valor de 380 milhões de euros, voltando a ser o maior investidor estrangeiro no arquipélago. Foram mais de 2.000 empresas portuguesas, sobretudo micro, pequenas e médias empresas, que exportaram para este mercado, movimentando produtos agro-alimentares, agrícolas, materiais de construção, combustíveis, medicamentos, entre outros.

Paulo Borges, director da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Cabo Verde, comenta à Lusa que “2020 foi o nosso melhor ano de sempre em termos de exportações de bens. Foi um bom ano em termos de investimentos estrangeiros, recuperámos a primeira posição em Cabo Verde em termos de investidor estrangeiro, o que nos permitiu consolidar a nossa posição como principal parceiro económico de Cabo Verde”.

O director da AICEP em Cabo Verde considera que este resultado se deve às relações entre os dois países, que vão além da parte económica, e mesmo com a suspensão das ligações marítimas e aéreas de passageiros, Portugal nunca interrompeu as ligações de mercadores com Cabo Verde por causa da pandemia de COVID-19.

“A nossa área logística e de Cabo Verde teve uma importância fundamental, porque conseguiu garantir sempre a Cabo Verde o abastecimento de bens essenciais, como os alimentares, medicamentos ou materiais de construção”, defendeu ainda o responsável.

mais detalhes