Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Docas do Rio apresenta oportunidades de investimentos nos portos durante a Expo em Dubai.

Áreas disponíveis para arrendamentos, reversão de prejuízos, avanços em governança e transparência de resultados foram destaques nas apresentações dos dirigentes de seis Autoridades Portuárias que compõem a Missão Internacional do Brasil Export na Expo 2020, em Dubai. As palestras foram realizadas no meeting “Oportunidades de Investimentos nos Portos Brasileiros”, promovido pelo fórum em parceria com a DP World.

Durante o encontro, o diretor de Negócios e Sustentabilidade da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jean Paulo Castro e Silva, apresentou o potencial de desenvolvimento dos Portos de Itaguaí, Rio de Janeiro, Niterói e Angra dos Reis, e celebrou o ajuste na administração da companhia, que agora resulta em lucros para os cofres públicos. “Em 2020, os portos da Docas do Rio foram o segundo maior complexo na movimentação de cargas, entre os portos públicos brasileiros. Somente os Portos do Rio de Janeiro e Itaguaí movimentaram um total de 54,5 milhões de toneladas e 21,5 bilhões de dólares”, ressaltou.

Em sua explanação sobre as áreas arrendáveis no Porto do Rio de Janeiro, o diretor Jean Paulo destacou os projetos ‘brownfield’ de dois terminais de granéis líquidos e um terminal de apoio offshore, cujos arrendamentos estão em estudo na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA/MInfra), e o projeto ‘greenfield’ de um terminal de granel líquido na Ilha da Pombeba, com estudos em andamento. Quanto às áreas arrendáveis no Porto de Itaguaí, o diretor salientou o projeto ‘brownfield’ de um terminal de granéis sólidos, cuja modelagem de arrendamento está sendo revisada pela SNPTA/MInfra, e os projetos ‘greenfield’ de um terminal de granéis líquidos e um terminal de granéis sólidos, com estudos em desenvolvimento.

O diretor Jean Paulo também mencionou que “com a esperada chegada da rota 4B, ligando a Bacia de Santos ao Porto de Itaguaí, há um grande potencial para alavancar o porto-indústria e que o Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende desenvolver um pólo petroquímico no local, com o projeto de escoamento de gás natural do pré-sal”. Por fim, o diretor discorreu sobre os principais investimentos realizados pela atual gestão para a melhoria da infraestrutura de acesso aos portos, nos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário, no intuito de atrair mais cargas, ampliar a eficiência operacional, aumentar a competitividade e elevar as receitas.

A comitiva do Fórum Brasil Export na Missão Internacional a Dubai é composta por 60 profissionais, executivos e autoridades, e está conectada à delegação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em uma extensa e diversificada programação técnica na Expo 2020, no intuito de realizar networking, conhecer centros de negócios e de tecnologia e promover sessões com agentes econômicos. Todas as atividades visam enriquecer o conhecimento e a vivência dos integrantes da Missão Internacional, que prossegue até o dia 19. Ainda esta semana, os participantes visitarão o Porto de Jebel Ali e o terminal da DP World.