Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Delegação brasileira do Ceará visita ZILS e Porto de Sines

Representantes dos Governos do Estado do Ceará, da Cidade de Fortaleza e da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil visitaram quarta-feira, 3 de novembro, o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines. A comitiva foi recebida por Isabel Caldeira Cardoso, Vice-Presidente da aicep Global Parques, entidade gestora da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e por José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

A visita da Delegação Brasileira ao complexo de Sines enquadra-se numa perspetiva de fortalecimento do relacionamento comercial com especial foco nos setores da energia, logística e digital.

No Sines Tech – Innovation and Data Centre Hub, localizado na ZILS, está instalada a estação de amarração do cabo submarino de fibra ótica da EllaLink, que liga a Europa à América Latina, na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Com efeito, Fortaleza representa um dos maiores hubs de cabos submarinos de fibra ótica do mundo, contando já com de 16 cabos em operação e dois novos cabos até final do ano.

O investimento na Estação de Amarração do Cabo EllaLink (Europa - América do Sul), representou um investimento global de 150M€, tendo mais cabos para a Europa e a América em perspetiva. Para o Sines Tech está ainda previsto um investimento de 3,4 mil milhões de euros num centro de dados de última geração, o Start - Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus, parte do mais vasto projeto Sines 4.0.
No campo da energia, serão também discutidos projetos em desenvolvimento na produção de hidrogénio do complexo portuário, industrial e logístico de Sines e do complexo Portuário e industrial do Porto do Pecém.

A visita ao Porto de Sines permitirá dar a conhecer os projetos em curso para aumento da capacidade do terminal de contentores, que conta já com ligações regulares a vários portos brasileiros, assim como os detalhes do concurso para a concessão do Terminal Multipurpose vocacionado para a movimentação de granéis sólidos, nomeadamente agroalimentares, contentores e cargas de projeto.

O Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines, que agrega a Autoridade Portuária de Sines e a aicep Global Parques, gestora da ZILS, tem ativamente promovido Sines enquanto localização privilegiada para a criação de um hub logístico para o agronegócio, posicionando-se como a porta de entrada às frutas, carnes, cereais e grãos brasileiros no mercado europeu, bem como para impulsionar as exportações de produtos agroalimentares portugueses e espanhóis para o Mercosul.