Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
TÔMBWA, ANGOLA

Jovens pescadores recebem embarcações

Jovens do município do Tômbwa, na província do Namibe, receberam da administração local, quinze pequenas embarcações de fibra de vidro para fomentar o auto-emprego.

Antes, os beneficiários, organizados em associação, exerciam a actividade com bóias, o que representava perigo de vida.

A acção, enquadrada no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, prevê entregar 50 canoas, com 4,5 metros de comprimento, apetrechadas com meios de pesca, para jovens organizados em três Cooperativas.

De acordo com o Administrador Municipal, Alexandre Nayuka, o projecto visa contribuir para a melhoria do nível de vida dos jovens que exercem esta actividade para o sustento das suas famílias.

"Estes jovens desempenham um papel muito importante na economia do município, por isso apoiamos com meios que facilitem o exercício da pesca", acrescentou.

Na ocasião, foram igualmente entregues três chatas, com respectivos motores, a ex-militares associados em duas cooperativas.

Para além das embarcações, os armadores receberam materiais de pesca e coletes salva-vidas.

Os jovens contemplados com estes meios mostraram-se satisfeitos, tendo afirmado que anteriormente a actividade era exercida de forma rudimentar, colocando em perigo as suas vidas.

fonte