Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Inauguração das obras de reabilitação do Cais de pesca de Boca de Pistola

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, presidiu à cerimónia de inauguração do novo Cais de Pesca de Boca de Pistola na Ponta do Sol, Santo Antão.

Financiada pela ENAPOR, a obra centrou-se na reabilitação da estrutura existente, sendo:

- Construção de uma rampa varadouro de botes e de um parque de estacionamento de botes;

- Limpeza/dragagem dos fundos da bacia do desembarcadouro;

- Arranjo do espaço de tratamento pescado;

- Beneficiação do muro cais e do muro cortina existentes;

- Instalações elétricas e meios mecânicos;

- Reabilitação da zona de edifícios de apoio aos pescadores e recuperação de pequena zona balnear.

Assim, as intervenções irão melhorar as condições de segurança e de suporte técnico às atividades de pesca, tratamento e conservação do produto.

Para o Presidente da Associação de Pescadores, Sr. José Nascimento, que interveio no início da cerimónia, a obra contribuirá para a melhoria da vida e condições de trabalho dos pescadores, pelo que agradeceu em nome de todos.

O PCA da Enapor, Eng. Alcídio Lopes, indicou que a obra faz parte de um pacote de investimentos para a melhoria e modernização das infraestruturas das comunidades piscatórias das ilhas de Cabo Verde. E espera-se que os beneficiados deem utilidade e usufruam da melhor maneira do novo espaço.

Já o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Eng. Orlando Delgado, relembrou a importante história do desembarcadouro que foi um dos primeiros de Cabo Verde. Realçou as valências que esta bela obra, que considera uma homenagem aos pescadores e peixeiras, terá no desenvolvimento do sector das pescas.

O discurso oficial da inauguração foi proferido pelo Primeiro-Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva que destacou a qualidade da obra, em que "a ideia inicial era melhorar o arrastadouro, mas foi muito mais além", melhorando as condições da atividade de pesca e tornando-se numa referência turística.

Ficou o compromisso de contínua melhoria de todas as vertentes que envolvem o sector e a cerimónia foi concluída com o corte de fita e descerramento de placa do novo Cais de Pesca Boca de Pistola.