Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Guarda Portuária tem instrutores formados em Defesa Pessoal

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) avança na qualificação dos membros do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária (GAEX). No período de 2 a 8 de agosto, cinco integrantes se formaram em instrutores de Defesa Pessoal Urbana, durante uma capacitação aplicada pelo Grupo ABRAPAM, empresa que realiza treinamentos para unidades policiais, militares de elite, agências internacionais e companhias aéreas. As aulas decorreram no Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu e os instrutores formados poderão treinar os demais integrantes da GAEX.

Segundo o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, “o curso faz parte de um programa de capacitação continuada da Guarda Portuária, que aliado aos investimentos em equipamentos de alta tecnologia, tem impactado diretamente na segurança dos portos do Rio de Janeiro e Itaguaí, gerando resultados concretos como prisões e apreensões de mercadorias ilícitas”.

O curso conta com um corpo de instrutores oriundos de forças especiais, tais como: Mergulhadores de Combate, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Força Nacional de Segurança, Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (COMANF), dentre outras. Durante o treinamento, são ministradas as principais táticas de Defesa Pessoal Urbana usadas pelas tropas de elite do Brasil, EUA e Israel.

Para o coordenador do curso, Erasmo Gomes, que atuou como instrutor militar no Brasil e no exterior, o GAEX já conquistou seu espaço estre as unidades especiais que atuam no Rio de Janeiro: “O GAEX hoje tem condições de operar com qualquer unidade policial ou militar".