Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Mitsui optimista sobre o reinício do projecto de GNL

O chefe executivo da multinacional japonesa Mitsui expressou “optimismo” em relação ao projecto de gás natural da Área 1 no norte de Moçambique, congratulando-se com os progressos na restauração da segurança na região, disse uma fonte governamental.

A fonte disse à Lusa que Motoyasu Nozaki (na foto), expressou as suas expectativas numa reunião com o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, como parte de uma visita a Moçambique para se encontrar com funcionários locais.

Motoyasu disse estar “muito encorajado com os últimos desenvolvimentos em Cabo Delgado”, referindo-se ao progresso na luta contra os “grupos terroristas” que assolam a província.

Uma paz duradoura e sustentável é fundamental para um ambiente favorável ao investimento e desenvolvimento socioeconómico na província, disse.

Motoyasu Nozaki disse que o restabelecimento da segurança deveria beneficiar também as comunidades que vivem nas áreas de implementação de projectos de gás natural e a população de Cabo Delgado em geral.

A companhia japonesa é um parceiro estratégico da companhia petrolífera francesa Total na Área 1 do projecto de exploração de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma.

O consórcio foi forçado a suspender a sua operação após ataques armados a 24 de Março na aldeia de Palma, perto do desenvolvimento, que é o maior investimento privado em África.

A luta contra grupos armados em Cabo Delgado registou progressos significativos após a reconquista, no domingo, da cidade de Mocímboa da Praia, uma das principais cidades da província, numa operação conjunta das forças governamentais moçambicanas e ruandesas.

fonte