Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

ENAPOR registou aumentos homólogos na grande maioria dos segmentos portuários

A ENAPOR publicou os dados estatísticos referentes ao primeiro semestre, que registam um aumento em quase todos os segmentos do negócio portuário – o movimento de carga aumentou em todos os portos, excepto no Porto de Palmeira e no Porto de Sal-Rei, que tiveram uma redução de 40% no fluxo de carga. Devido a este decrescimento, o fluxo a nível global é de -2,65% em relação ao mesmo período de 2020.

Os dados da ENAPOR destacam o crescimento considerável na movimentação de mercadorias nos portos de Porto Inglês (+ 48,7%), Porto Novo (+39,7%), Porto Vale Cavaleiros (+37,2%) e Porto Tarrafal (+27,6%). No que diz respeito ao movimento de mercadorias contentorizadas, de forma global, os Portos de Cabo Verde registaram um decréscimo de 7,4% de TEU movimentados no 1º semestre em relação ao período homólogo. Isto deve-se à redução de movimentação de TEU nos porto de Palmeira e o Sal-Rei que registaram uma redução de TEU movimentados de -58,5% (2343 Teus) e -68,9% (1029 Teus) respectivamente. Esta redução influenciou directamente no resultado global.

ENAPOR: portos «firmes na missão de garantir coesão territorial»

Já o Porto Grande e o Porto Praia, que têm grande influência no volume de TEU movimentados em Cabo Verde, mantiveram-se estáveis neste segmento: o Porto Grande obteve um aumento de 1,1% (123 TEU) e o Porto Praia um aumento de 0,1% (27 TEU). Os dados publicados revelam uma retoma gradual da normalidade no sector, após um período de abrandamento devido à pandemia da Covid-19. Segundo vincou a ENAPOR, ao divulgar os dados referentes ao primeiro semestre, «os Portos de Cabo Verde mantêm-se firmes na sua nobre missão de garantir a coesão territorial, a promover a circulação de pessoas e bens e a contribuir para o desenvolvimento da economia nacional».

fonte