Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

COSCO Shipping investe 1,5 mil milhões em dez novos navios porta-contentores

A COSCO Shipping Holdings (COSCO) encomendou 10 navios porta-contentores: seis com capacidade de carga de 14.092 TEU e quatro de 16.180 TEU. O investimento da companhia chinesa atingirá 1,5 mil milhões de dólares e integra o plano de aumento de eficiência e redução de custos da transportadora marítima. A encomenda foi tornada pública na sequência de documentação que deu entrada na Bolsa de Valores de Hong Kong.

Investimento da COSCO visa manter grupo na crista da onda do Shipping

Os novos navios porta-contentores aumentarão a capacidade de carga da COSCO em 150.000 TEU e serão construídos pelos estaleiros do próprio Grupo COSCO. Os novos porta-contentores deverão, segundo dados noticiados pela imprensa internacional, entregues entre Dezembro de 2023 e Dezembro de 2025. Cada um dos seis navios de 14.092 TEU custará aproximadamente 146 milhões de dólares, adiantou a ‘Port Technology’.

Já quanto aos quatro navios de 16.180 TEU, estes modelos custarão cerca de 155 milhões cada um. Esta encomenda de grande porte, revelou o documento entregue à Bolsa de Valores de Hong Kong, faz parte do 14º Plano Quinquenal da COSCO, projetado para ajudar a empresa a manter o estatuto de líder global de transporte marítimo de contentores e fornecedora de soluções logística. O plano – que é transversal a todas as áreas do Shipping – visa também aumentar a vantagem competitiva do grupo chinês e forçar a sua disseminação em novos mercados.

Segundo o ‘Port Technology‘, este plano da COSCO – muito alavancado na área da construção naval, um pouco à semelhança do plano revitalizador da sul-coreana HMM – permitirá ainda reduzir o custo da rede de transporte e aumentar a competitividade central do Grupo.

fonte