Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
MACAU - CHINA 
COM VÍDEO

Skyrail em acção no Porto de Qingdao: uma inovadora «ferrovia aérea» para contentores

A competitividade globalizada e a necessidade constante de incremento da eficiência operacional levam a que os portos mais avançados do mundo não deixem de lado quaisquer conceitos e ideias capazes de fomentar o aumento da capacidade funcional e de processamento de cargas. Que o diga o Porto de Qingdao, na China: a infra-estrutura inaugurou um skyrail que movimenta contentores sem que estes ocupem espaço no solo.

Palco recorrente de várias experiências tecnológicas, o porto do Nordeste da China é conhecido por ser um dos maiores dinamizadores de novas técnicas logístico-portuárias – o skyrail é a mais recente aposta. Em modo de teleférico, este equipamento inovador faz a movimentação dos contentores até aos camiões autónomos, que, posteriormente, carregam os mesmos para os seus respectivos destinos.

Assim, o skyrail permite libertar imenso espaço no complexo portuário, limitando também as movimentações terrestres até à saída dos contentores do porto, e, assim, aumentando a segurança e diminuindo o fluxo terrestre na movimentada infra-estrutura portuária chinesa. O trecho inaugural deste equipamento detém cerca de 620 metros de extensão: uma fase inicial do processo, que terminará quando a extensão for de 9,5 quilómetros.

Quando o projecto estiver totalmente finalizado, o Porto de Qingdao poderá alcançar a meta de, anualmente, movimentar 1,5 milhões de TEU através do skyrail. Este sistema ferroviário eléctrico – montado de forma a transportar a carga por via aérea – cobre apenas 30% do espaço viário equivalente, assim ajudando a solucionar o congestionamento rodoviário no porto chinês e reduzindo os níveis de poluição de forma assinalável.

fonte