Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Movimentação de cargas nos portos privados cresce quase 10% entre janeiro e abril

Os TUPs (Terminais de Uso Privado) movimentaram 249,7 milhões de toneladas de cargas nos primeiros quatro meses de 2021, o que representa crescimento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A movimentação total — portos públicos e privados — foi de 380,4 milhões de toneladas no período, com incremento de 9,73%.

O presidente da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa (na foto), aponta que os TUPs foram responsáveis por 65,62% da movimentação total de cargas no quadrimestre e destaca a intensa contribuição dos TUPs para a economia nacional, desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

"Apesar da crise imposta pela pandemia, os portos privados não pararam e seguiram apresentando números ascendentes na movimentação de cargas e, assim, contribuindo tanto para o superavit da balança comercial brasileira, como para o recente cenário de recuperação econômica dos últimos meses", analisa.

Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram carga geral (+18,8%), contêiner (+16,3%), granel líquido e gasoso (+15%) e granel sólido (+5,85%), que se manteve com maior volume total de movimentação, com 139,12 milhões de toneladas.

mais detalhes