Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
FUTURO 
VEJA O VÍDEO

DIGITALIZAÇÃO PORTUÁRIA - A experiência do Porto de Sines (Portugal) com a Janela Única Logística

Com o objectivo de gerar conhecimento aos dirigentes e profissionais que atuam ou possuem interesse em temas afetos a gestão portuária, o CIDESPORT ENTREVISTA apresenta nesta Live o tema DIGITALIZAÇÃO PORTUÁRIA: A experiência do Porto de Sines (Portugal) com a Janela Única Logística (JUL). Entrevista a CLÁUDIO PINTO, Chefe da Divisão de Tecnologias e Sistemas da APS (Autoridade Portuária de Sines) e Coordenador do Projecto JUL (Janela Única Logística) pela APP (Associação de Portos de Portugal).

O desenvolvimento digital se estabelece cada vez mais ao redor do mundo, de forma acelerada e a pandemia COVID-19, agregou mais velocidade a esse processo. Novas tecnologias são criadas e inseridas em praticamente todos os setores, com o objetivo de gerar resultados mais precisos, velozes e acessíveis. Mesmo em países menos desenvolvidos, já são observados importantes investimentos neste sentido.

No Brasil, os Ministérios da Economia e Infraestrutura lançaram o Projeto Janela Única Aquaviária, com o objetivo de simplificar procedimentos e reduzir a burocracia, com isso a racionalização de processos irá gerar economia e contribuirá para aumentar a competitividade no setor portuário. A previsão é de que o projeto esteja implantado em 2023.

O Janela Única Aquaviária integrará o Porto Sem Papel, do Ministério da Infraestrutura, ao Portal Único de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, eliminando redundâncias entre os dois sistemas e reduzindo o tempo dos processos e a burocracia para dar mais previsibilidade e segurança aos usuários.

A digitalização agrega valor ao setor portuário, sendo a chave para a conectividade dos portos.

VÍDEO PARA VER AQUI