Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
GEO 
CABO VERDE

NRP Almirante Gago Coutinho realiza levantamentos hidrográficos ao largo de S. Vicente

O navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho realizou, durante a atual missão, levantamentos hidrográficos ao largo da ilha São Vicente, em Cabo Verde.

Estas acções permitem mapear o fundo dos Oceanos e Mares com alta resolução, c​riar bases e identificar os locais mais indicados para se mapearem recursos, ecossistemas, fenómenos e sistemas submarinos relevantes para a preservação e exploração sustentada dos Oceanos, permitindo conhecer melhor o mar.

Os principais objetivos hidrográficos e científicos do navio da Marinha, nesta missão, são, entre outros, os levantamentos topo-hidrográfico em diversos pontos de Cabo Verde, tendo em vista a atualização do fólio cartográfico; obtenção de dados científicos de correntometria de oportunidade, colheita de amostras de água superficial para análise de microplásticos.

​O navio é comandado pelo Capitão-de-fragata Francisco Calisto de Almeida e possui uma guarnição de 52 militares, onde se inclui uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico (da Brigada Hidrográfica), dois Aspirantes a Oficial da Escola Naval em estágio, uma equipa médica, uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de Mergulhadores. Está ainda embarcado um oficial da Guarda Costeira de Cabo Verde.

VEJA AS FOTOS