Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
MIGUEL MATABEL

Presidente da APLOP reúne com a Associação dos Operadores Portuários de Moçambique

O Presidente da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), Miguel José Matabel, reuniu, dia 23, com a Associação dos Operadores Portuários de Moçambique (AOPM) para, entre vários assuntos, discutir os mecanismos da retoma da execução do Plano de Actividades da APLOP elaborado para o Mandato 2019-2021.

Participaram do encontro, para além de Fernando Couto, Presidente daquela Associação, as Concessionárias Cornelder de Moçambique e MPDC, bem como os gestores dos Portos de Nacala e Matola, que estão sob à gestão do CFM.

Na ocasião o Eng. Matabel explicou a importância da adesão dos Operadores Portuários de Moçambique ao projecto APLOP, cuja actividade da certificação da marca APLOP se apresenta uma grande valia para os Países membros, na medida em que, para além da uniformização de procedimentos, permitirá uma maior e melhor prestação de serviços aos clientes nos padrões internacionalmente aceites.

Por seu turno, o Dr. Fernando Couto mostrou-se aberto a colaborar com a APLOP e prometeu tudo fazer para que todos os Operadores Portuários de Moçambique possam aderir à APLOP, facto confirmado pelos representantes da Cornelder de Moçambique e do MPDC, que se mostraram “abertos a colaborar no fornecimento de dados que irão compor o Estudo de Mercado dos Países da CPLP”, estudo esse que está a ser coordenado pelo CFM na qualidade de Presidente em exercício da APLOP.

Recorde-se que Miguel Matabel assumiu a presidência da APLOP no último Congresso desta associação, realizada em Março de 2019, em Maputo.

A APLOP tem como principal objectivo assegurar a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados e contribuir para o desenvolvimento e modernização dos seus portos.