Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Licenciadas cinco embarcações pesqueiras no Cuanza Sul

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas licenciou cinco novas embarcações do tipo semi-industrial e industrial pertencentes ao complexo pesqueiro Wang Festão - KP, na cidade do Porto Amboim, província do Cuanza Sul.

A informação foi avançada pelo Presidente do Conselho de Administração do referido complexo pesqueiro, Cardoso Pereira, adiantando que a instituição que dirige aguardava, desde 2018, pela concessão das licenças.

“Temos cinco embarcações de pesca de 42 metros, com capacidade para seis mil toneladas por ano. Vamos iniciar a nossa actividade nos próximos dias, pois aguardamos a inspecção do Ministério das Pescas, que vai estipular as quotas a serem atribuídas”, salientou.

Por outro lado, fez saber que a empresa investiu cerca de 50 milhões de dólares na construção de um porto pesqueiro e infra-estruturas de apoio, cuja ponte-cais tem capacidade para atracar três embarcações (industrial e semi-industrial).

“Queremos recuperar o investimento aplicado, dai a necessidade de trabalharmos em conjunto com os armadores que podem utilizar a nossa ponte-cais para carga e descarga do pescado, pois as embarcações industriais e semi-industriais eram obrigadas a pescar em outras zonas do país, com as descargas a serem feitas em Luanda e Benguela”, lamentou.

O complexo pesqueiro Wang Festão – KP está implantado numa área de 26 hectares e possui zonas de produção, portuária, administração e outras dependências.

fonte