Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Caminho de Ferro de Luanda terá ligação à República Democrática do Congo

O Caminho de Ferro de Luanda (CFL) poderá estender a sua linha férrea até a fronteira com a RD Congo, na localidade de Kananga (na foto), construção a ser feita no âmbito das Parcerias Público-Privadas (PPPs), cujo Plano Operacional em estruturação vai até Dezembro de 2021.

De acordo com o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, que falava no habitual briefing semanal, o plano estabelece as fases para a preparação, negociação e lançamento do procedimento de estabelecimento de PPP e define uma lista indicativa de 41 potenciais projectos de investimento a serem estruturados na modalidade de Parceria Público-Privada.

No projecto de ligação do Caminho de Ferro de Luanda à fronteira com a RDC (Kananga), a pretensão é avançar, numa primeira etapa, com uma linha férrea eléctrica.

De acordo com o governante, com o projecto vai estender-se o corredor norte, ou seja, CFL até a zona fronteiriça da RDC, por se tratar de um País encravado e sem acesso ao mar, servindo a região de Katanga rica em recursos minerais. De Malanje até a RDC são aproximadamente 1000 km.

Outro projecto a ser incluído nas PPP será a construção da ligação entre CFM, Namíbia e Victoria Falls (Trans-cuneen), para estender o corredor sul, no caso o Caminho de Ferro de Moçamedes (CFM) até a Zâmbia, por se tratar de um outro país encravado e sem acesso ao mar.

ler mais