Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
MACAU - CHINA 

Corredor China-Paquistão é essencial na estratégia de cooperação da Belt & Road, diz Xi Jinping

O presidente da China, Xi Jinping, declarou que o Corredor Económico China-Paquistão, integrado no contexto da Belt and Road Initiative, é de grande importância para promover o desenvolvimento em profundidade da parceria de cooperação estratégica entre os dois países. Para Xi Jinping, este traçado será crucial para forjar um «futuro partilhado» e de maior proximidade entre as duas nações.

As declarações de Xi Jinping foram prestadas no contexto dos trabalhos referentes ao novo corredor, em uma mensagem dirigida especialmente ao presidente do Paquistão, Arif Alvi, agradecendo os esforços de proximidade que têm sido feitos por parte do país do Médio Oriente. Arif Alvi expressou recentemente o seu apoio à edificação do novo corredor económico China-Paquistão, almejando criar laços fortes entre as nações.

«Consenso político» é a chave da construção do Corredor China-Paquistão

Segundo Xi Jinping, tem sido esse «consenso político» que tem sido a alavanca do processo de construção do corredor económico, no âmbito da Belt and Road Initiative. Desde a eclosão da epidemia de COVID-19, «a luta global demonstrou plenamente que o apoio mútuo, a solidariedade e a cooperação representam um caminho seguro para a humanidade derrotar este novo coronavírus», declarou o presidente da China.

Segundo assegurou Xi Jinping na sua declaração, a super-potência mundial «está pronta para trabalhar com o Paquistão para construir uma comunidade China-Paquistão mais próxima» e partilhando entre si «um futuro comum», promovendo conjuntamente «a solidariedade e cooperação regional e salvaguardar o bom momento de paz e desenvolvimento na região». O projecto (que agrega um conjunto de infra-estruturas), recorde-se, arrancou em 2013, estando orçado em cerca de 60 mil milhões de dólares.

fonte