Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Docas do Rio faz balanço da Campanha de Vacinação contra Gripe nos portos

1.300 trabalhadores portuários foram imunizados contra a gripe nos portos administrados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), em parceria com Secretarias Municipais de Saúde, arrendatários, operadores e Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO). Esta segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contempla a categoria como grupo prioritário por atuar em atividades essenciais para o abastecimento.

No Porto do Rio de Janeiro foram aplicadas 953 doses no total, incluindo as ações que as empresas arrendatárias Triunfo Logística e ICTSI Rio realizaram em abril, e a campanha da Autoridade Portuária, no dia 5 de maio, que incluiu também os caminhoneiros, outra categoria considerada prioritária na campanha do Governo.

Mais de 90% dos trabalhadores portuários do Porto de Niterói foram vacinados logo no início da campanha, em abril, em um Posto de Saúde próximo ao porto, tendo sido aplicadas 91 doses. Já no Porto de Angra dos Reis, foram disponibilizadas 210 doses nesta quinta-feira (7 de maio). Para o Porto de Itaguaí, serão fornecidas 70 doses a partir de amanhã – dias 8, 11, 12, 14 e 15 de maio - em campanha realizada pela empresa arrendatária CSN Mineração.

A vacina protege contra os três tipos de gripe mais comuns, os vírus Influenza A (subtipos H1N1 e H3N2) e Influenza B, e apesar de não agir contra a COVID-19, pode auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico por exclusão, já que os sintomas são parecidos. Por isso, a medida é considerada importante para dar mais segurança aos profissionais que atuam na linha de frente durante a pandemia.
Nos Porto do Rio de Janeiro e Angra dos Reis, a ação da Autoridade Portuária foi coordenada pela Superintendência de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, com apoio das Superintendências de Gestão Portuária e da Guarda Portuária.