Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 

COVID-19 induziu quebra de 30% no transporte marítimo de cargas de Portugal para Cabo Verde

A pandemia COVID-19 provocou uma redução de 30% no transporte marítimo de mercadorias de Portugal para Cabo Verde, o que afectará directamente a cadência das jornadas dos navios de carga nesse trajecto, de uma semana para 20 dias. «Menos turismo significa menos consumo. As necessidades de mercadorias diminuíram cerca de 30%», confirmou Luís Figueiredo, administrador da Transinsular, à agência Lusa.

COVID-19 espoleta «menos consumo»

A quebra verificada no Turismo, explicou o administrador da empresa marítima (detentora da concessão do transporte marítimo inter-ilhas de passageiros, veículos e cargas), que integra o Grupo ETE, foi acompanhada de uma paragem em vários sectores, como a construção. Por esta razão, esclarece Luís Figueiredo, a redução do consumo é transversal, indo desde a alimentação aos materiais de construção.

Neste contexto pandémico causado pelo COVID-19, a Transinsular admite, mesmo após o estado de emergência, levar a cabo um redimensionamento da frota que serve Cabo Verde no que toca ao nível dos intervalos entre saídas de cargueiros. O tempo de saída era de uma semana antes da pandemia e actualmente situa-se já nos 20 dias – a situação apenas será normalizada quando a procura de produtos assim o justifique.

fonte