Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Timor Leste 

Acções da Baron Oil sobem após anúncio de potenciais do poço Chuditch-1 no Mar de Timor

As acções da petrolífera Baron Oil no Reino Unido aumentaram 400% depois de a empresa confirmar potenciais acima do previsto no poço Chuditch-1 localizado no Mar de Timor.

A reacção dos investidores surge depois de a empresa ter divulgado relatórios preparados pela Shell Australia que referiam a potencial existência de uma coluna de 25 metros de gás com estimativas de 2.320 milhões de pés cúbicos de gás.

Malcolm Butler, responsável da Baron Oil, disse que os dados históricos recolhidos pela Shell mostram o potencial do poço, confirmando que a empresa tem previsto investir no projeto que está a desenvolver no âmbito do consórcio SundaGas TLS, onde detém 25% de participação indireta.

"A informação do relatório da Shell dá indicações claras do potencial significativo de hidrocarbonetos no âmbito do contrato de partilha de produção (PSC) e esse é o motivo porque a Baron continua a manter os seus direitos de investimento desde 2014", referiu.

Segundo explicou, "agora que o Chuditch PSC foi confirmado, o programa de trabalho nos próximos anos está desenhado para definir de forma mais clara a dimensão e os potenciais de outros poços possíveis próximos".

Desde o início da semana as ações subiram 400% na bolsa inglesa.

Butler recordou as mudanças que ocorreram em Timor-Leste nos últimos anos, especialmente a ratificação do novo Tratado de Fronteiras Marítimas com a Austrália, em 2019.

LUSA, 06.02.2020