Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
EDUCARE 
ANGOLA

Instituto das Pescas tem mais de 300 vagas para 2020

303 é o número de vagas disponíveis no Instituto Politécnico das Pescas (Cefopecas) para o ano lectivo 2020, que começa em Fevereiro próximo, assegurou, em Luanda, a directora-geral da instituição afecta ao Ministério das Pescas e do Mar, Apolónia Gomes.

Desse número de vagas, 105 estão reservadas para estudantes internos (em regime de internato), número que poderá aumentar ao longo dos anos lectivos.

Localizado no distrito urbano dos Ramiros, município de Belas, em Luanda, essa instituição de ensino, com capacidade global de mil e 836 alunos, entre internos (300) e externos, dispõe de oito cursos técnicos, sendo quatro do priemiro ciclo (7ª a 9ª classe) e igual número para o segundo ciclo do ensino secundário (10ª a 12ª classe).

Para o I ciclo (formação básica), o instituto vai ministrar cursos de Contra-mestre Pescador, Motorista Prático, Electromecânico de Frio e Auxiliar de Aquicultura.

Já para o II ciclo (formação média técnica), estão definidos os cursos de Mestre Costeiro Pescador, Maquinista Naval, Electricidade Naval e Técnico de Tecnologia de Pescado, segundo a directora-geral do Cefopescas, Apolónia Gomes.

Em declarações à Angop, à margem do 2º Conselho Consultivo/2019 do Ministério das Pescas e do Mar, a responsável afirmou que o instituto, a ser inaugurado antes do início das aulas, conta com 17 salas e seis laboratórios para aulas práticas.

Na ocasião, a ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, afirmou que o complexo escolar vai albergar estudantes de diversos pontos do país e de alguns países da SADC.

Convidou os detentores de empresas do sector a apostarem na formação contínua do seus quadros, frequentando os cursos a serem ministrados nesse instituto.

As instalações do Cefopescas, recentemente mobiladas, incluem simulador de navegação, salas de informática, biblioteca, consultório médico e bar. Contam ainda com 12 edifícios destinados à residência dos estudantes, 24 moradias para os professores, um edifício destinado à cantina e espaços desportivos.